sábado, 31 de outubro de 2009

O que é esse Blog




A partir de um grupo de estudos composto pelos psicólogos Eduardo Quintans, Rodrigo Bastos e a psicóloga Veridiana Machado sobre as obras de Jung, de pós–junguianos e temáticas bahianas relacionadas à psicologia analítica surgiu então a idéia de criar este Blog.

As leituras dos textos, dos artigos, dos livros, os debates sobre os filmes e sobre as expressões artísticas dentre outros temas, provocaram uma inquietação nos componentes do grupo de estudos e a necessidade de expor suas elucubrações à luz da psicologia analítica.

Além de compartilhar essas temáticas, o Blog pretende criar uma rede de reflexões acerca da teoria analítica e aplicação da mesma em diversos campos de atuação profissional do psicólogo, dentre outros profissionais que se orientam por meio da psicologia analítica e que atuam na Bahia. Desta forma JUNG COM DENDÊ convida a saborear Jung temperado com uma especiaria que recria o que é próprio do homem africano no território brasileiro-O DENDÊ-que fertiliza nossas religiosidades de matrizes africanas e simboliza para o mundo a cultura de um povo através de um elemento singular com a referência da henrança ancestral do povo bahiano. Quem tem dendê tem axé! Eis uma proposta de conexão entre Jung e a misteriosa e divina força vital – AXÉ - o poder da realização.

2 comentários:

  1. Muito interessante a idéia do blog. Mais um espaço pra divulgar e compartilhar novas idéias!! Forte abraço De Lilian Lobo

    ResponderExcluir